sexta-feira, 4 de julho de 2008

A manhã foi no Euroindy

Hoje fomos ao Euroindy, na Batalha. Fomos andar de karting mas os carros andavam muito devagar. Quem tinha chinelos não podia andar, por isso alguns meninos emprestaram as suas sapatilhas a quem não tinha para todos poderem andar.
Alguns meninos andaram acompanhados e outros sozinhos. Aos que iam sozinhos Tiago ia sempre atrás a prender o carro com uma corda para não acontecer nenhum acidente.
No karting ganhámos todos uma medalha, pois fomos todos vencedores. Foi muito giro ir ao Karting.
Depois de almoço e do filme “George, o curioso”, ouvimos a história “A árvore generosa”. Este livro fala sobre a relação de um menino com uma árvore. Ao longo da vida do menino, a árvore deu-lhe tudo até ficar sem nada. Depois da história falamos um bocadinho da nossa relação com a natureza e de uns com os outros.

Para conseguirmos lanchar, hoje tivemos de pagar bilhete: cada um teve de cortar abóbora para fazer doce para levar para o centro de dia, na segunda-feira.










Depois do lanche, estivemos a triturar a pasta de papel para depois fazermos as folhas.


Inês Ferreira e Rafaela Filipe

"Há dias para lembrar"

O dia foi iniciado com a habitual reunião e nessa reunião foi lida uma história “Um livro para todos os dias”, que falava que havia tempo para tudo!
Estas são as páginas que escolhemos para vos mostrar:

Depois estivemos a rasgar jornal e a colocar os bocadinhos numa bacia para fazer pasta de papel para depois fazer papel reciclado.


Vimos o filme do “Harry Potter” e depois do filme fomos lanchar ao parque desportivo dos Pousos pois a Alda, a Mila e a Rita prepararam o lanche para nós.
Foi um dia muito bom!
Francisca Sousa e Neuza Ferreira

Apontamentos das experiências

A água é constituída por partículas.
Essas partículas chamam-se moléculas;
Uma molécula de água tem 3 átomos: 2 de Hidrogénio e 1 de Oxigénio.
Os cientistas chamam à água: H2O.


Quando um ovo está estragado, se o colocarmos numa taça com água, ele flutua.
O ovo que utilizámos não estava estragado e não flutuou, mas quando acrescentámos sal à água, o ovo subiu e ficou a flutuar. Isto aconteceu porque com o sal a água ficou mais densa que o ovo (ou seja, na luta entre o ovo e a água, quem ganhou foi a água que conseguiu empurrar o ovo).
A propósito da densidade, também vimos que o azeite é menos denso que a água.

A Solução de azeite com água é heterógenea e a solução de água com chocolate é homogénea.
Para finalizar, fizemos um géiser na rua. Foi fácil. Foi só colocar um mento de mentol numa garrafa com gasosa. Aconteceu uma reacção química, saindo um jacto enorme que molhou o chão todo.

O dia em que a Alda voltou! Bem-vinda!

Hoje, dia 2 de Julho foi realizado um concurso de ilustrações. Quem quis participar, ilustrou o dia de ontem que foi passado na praia. Os critérios para a atribuição do prémio vencedor eram:
- Ocupar todo o espaço da folha;
- Utilizar cores que correspondessem à realidade;
- Fazer o maior número de pormenores possível;
Ainda durante a manhã, alguns meninos estiveram a pintar louça, outros estiveram a jogar à bola e outros a fazer os trabalhos de casa.
À tarde vimos um filme e posteriormente estivemos a fazer experiências com a água e foi muito fixe! Depois das experiências fizemos um texto dialogado entre duas borboletas, sobre a forma como os homens tratam a natureza.
André Farinha