quinta-feira, 26 de junho de 2008

O 3º dia de férias!

O nosso 3º dia de férias foi iniciado com uma reunião. Nessa reunião falámos sobre as actividades que íamos fazer durante a manhã. Depois colocámos raquetes e bolas num saco, formámos pares, fizemos uma fila muito direitinha (sem buracos), relembrámos as regras de circulação dos peões na estrada e partimos em direcção ao Parque Desportivo dos Pousos.
No parque andámos na roda giratória, no escorrega, no baloiço e no balancé. Também jogámos às raquetes e futebol. Alguns meninos fizeram salto em comprimento e correram à volta do campo.
Foi muito divertido brincar no parque!
Depois de almoço, na escola, vimos o filme do Homem Aranha e ao lanche comemos pipocas e bolo e bebemos sumo. Foi delicioso!
No final do filme fomos divididos em 2 grupos (o 1º ficou com o 2º ano e o 3º ficou com o 4ºano) e neles estivemos a conversar sobre a amizade e o amor. Fizemos uma ficha e tudo. E em breve vamos mostrar-vos algumas conclusões.
Durante a tarde alguns meninos ainda fizeram alguns trabalhos de casa.
Este dia foi muito giro e foi muito feliz! Foi passado com muita alegria!

Francisco Cordeiro e Rita Miranda

O dia da visita à Base Aérea n.º5 de Monte Real

Começámos este dia com 10 minutos de atraso. Dez minutos que o Sr. Santos, o motorista da camioneta, teve de esperar por nós até estarmos preparados (com os bonés na cabeça, identificações ao peito e as regras do bom comportamento na memória), para entrar no autocarro.
Na Base Aérea fomos guiados pelo Sr. Jorge Rafael, um militar muito simpático que nos ensinou muitas coisas.
A primeira coisa que vimos foi o treino dos cães policia.
Há cerca de 40 cães na base e cada um tem um treinador só para si ao longo de toda a sua vida. Houve um cão, chamado Simba, que era muito meiguinho, ao qual, alguns meninos, puderam dar festinhas.
Enquanto íamos de autocarro da zona dos cães para os bombeiros da Base, o Sr. Jorge mostrou-nos as garagens dos aviões que estão dispostas de uma maneira estratégica para a Base Aérea se defender em caso de ataque.
Nos Bombeiros mostraram-nos um camião dos que vão apagar os incêndios e dois tipos de fatos utilizados pelos bombeiros. Um deles é especial, de alumínio para aguentar temperaturas muito elevadas. O camião que vimos tem 60 toneladas, um motor com 550 cavalos. É mesmo muito pesado e com muita potência. Só tem um pequeno problema: emite um fumo muito preto que polui muito. Este camião despediu-se de nós com um enorme jacto de água que nos refrescou.
No centro de manutenção observamos um F-16 por dentro e ainda tivemos a sorte de naquele dia passar pela base um C 130, que é um avião que pode transportar carros.
Para finalizar a visita à base fomos ver o avião mais antigo da Base e o monumento que homenageia os militares que morreram em Moçambique, Guiné e Angola entre os anos de 1961-1975.
O almoço foi feito no parque de merendas da Vieira e depois deste brincámos muito numa das dunas lá perto.
Este nosso passeio foi muito divertido!

Laura Gonçalves e Orlindo Andrade

Primeiro dia de férias!

Para começar o nosso primeiro dia de férias no ATL fizemos uma reunião. Nesta reunião conversámos sobre as actividades que íamos fazer ao longo das férias e decidimos fazer um diário para as contar. Decidimos, também, que para fazer este diários, todos os dias seriam nomeados dois meninos “os repórteres do dia”.
Depois desta reunião alguns meninos foram jogar futebol, outros saltaram à corda e outros fizeram a capa do diário.
A tarde, também foi iniciada com uma reunião. Nesta reunião falamos da visita que vamos fazer amanhã à Base Aérea nº.5 de Monte Real.
A propósito da visita, ainda aprendemos a fazer aviões e helicópteros de papel. Alguns dos que fizemos voaram muito rápido!
Este dia chegou ao fim e fomos para casa com muita vontade que o dia da visita à Base Aérea chegasse.

Laura Costa e Marisa Oleiro