quinta-feira, 26 de junho de 2008

O dia da visita à Base Aérea n.º5 de Monte Real

Começámos este dia com 10 minutos de atraso. Dez minutos que o Sr. Santos, o motorista da camioneta, teve de esperar por nós até estarmos preparados (com os bonés na cabeça, identificações ao peito e as regras do bom comportamento na memória), para entrar no autocarro.
Na Base Aérea fomos guiados pelo Sr. Jorge Rafael, um militar muito simpático que nos ensinou muitas coisas.
A primeira coisa que vimos foi o treino dos cães policia.
Há cerca de 40 cães na base e cada um tem um treinador só para si ao longo de toda a sua vida. Houve um cão, chamado Simba, que era muito meiguinho, ao qual, alguns meninos, puderam dar festinhas.
Enquanto íamos de autocarro da zona dos cães para os bombeiros da Base, o Sr. Jorge mostrou-nos as garagens dos aviões que estão dispostas de uma maneira estratégica para a Base Aérea se defender em caso de ataque.
Nos Bombeiros mostraram-nos um camião dos que vão apagar os incêndios e dois tipos de fatos utilizados pelos bombeiros. Um deles é especial, de alumínio para aguentar temperaturas muito elevadas. O camião que vimos tem 60 toneladas, um motor com 550 cavalos. É mesmo muito pesado e com muita potência. Só tem um pequeno problema: emite um fumo muito preto que polui muito. Este camião despediu-se de nós com um enorme jacto de água que nos refrescou.
No centro de manutenção observamos um F-16 por dentro e ainda tivemos a sorte de naquele dia passar pela base um C 130, que é um avião que pode transportar carros.
Para finalizar a visita à base fomos ver o avião mais antigo da Base e o monumento que homenageia os militares que morreram em Moçambique, Guiné e Angola entre os anos de 1961-1975.
O almoço foi feito no parque de merendas da Vieira e depois deste brincámos muito numa das dunas lá perto.
Este nosso passeio foi muito divertido!

Laura Gonçalves e Orlindo Andrade

2 comentários:

lauragon disse...

eu gostei muito de ir á Base Aérea e também estou a gostar do Blog.
Espero que continuem com o Blog


LG

Anónimo disse...

Eu também gostei muito de ir á Base Aéria vimos a descolar 5 aviões e vimosos cães a fazerem exercicios e cada um tem 1 cão.
Foi muito de ir á Base Aérea .Ficamos a saber como lá as coisas.
Laura Costa